É considerada a principal concessionária privada de transmissão de energia elétrica do Brasil [carece de fontes], responsável pela transmissão de 30% de toda a energia elétrica produzida no Brasil, o que corresponde a quase 100% do consumo no estado de São Paulo [carece de fontes].
Com capacidade instalada de 43.069 MVA, está presente em 12 estados brasileiros:
A CTEEP conta com uma infra-estrutura formada por 12.140 quilômetros de linhas de transmissão, 18.495 quilômetros de circuitos, 1.955 quilômetros de cabos de fibra ótica e 102 subestações com tensão até 550 KV [carece de fontes].
Sediada na cidade de São Paulo, a Empresa conta com cinco Regionais, todas instaladas em municípios paulistas (São Paulo, Cabreúva, Taubaté, Bauru e Jupiá), um Centro de Operação de Transmissão (COT), em Jundiaí; e um Centro de Operação de Retaguarda (COR), em Cabreúva. Em 2008, a CTEEP registrou uma receita operacional líquida de R$ 1,56 bilhão. No mesmo período, a Receita Anual Permitida (RAP) foi de R$ 1,80 bilhão [carece de fontes].
A principal fonte de receita da Companhia provém do uso de seu sistema de transmissão por outras concessionárias de energia elétrica, agentes do setor e consumidores livres. Desde junho de 2006, a CTEEP é controlada pela ISA, maior grupo de transmissão de energia da América Latina, que adquiriu 50,1% de suas ações ordinárias durante leilão público promovido pelo Governo do Estado de São Paulo na Bolsa de Valores de São Paulo e, hoje, detém 89,40% dos papéis com direito a voto, o equivalente a 37,5% do capital total da CTEEP.