Com dezenove usinas entre hidrelétricas, termelétricas e eólicas, a Tractebel Energia é líder do setor privado de geração de energia elétrica no Brasil, responsável por cerca de 8% do suprimento do mercado, e uma das líderes em negócios com clientes livres, para quem vende 35% de sua produção anual. Seus 6.431 MW são gerados em empreendimentos localizados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Ceará e Piauí. A empresa, que apresentou um lucro líquido de 1.046 bilhão de reais em 2007, investiu em 2008 mais de 1 bilhão de reais em novos projetos e aquisições de plantas. Nos últimos anos, a Tractebel Energia vem diversificando o seu portfolio de usinas, a partir do desenvolvimento de fontes alternativas de energia, tais como a biomassa e a força dos ventos. A companhia acaba de inaugurar a hidrelétrica São Salvador (243 MW), no Tocantins, e está iniciando a construção da Usina Termelétrica Ibitiúva (33 MW), que utilizará como combustível a biomassa de bagaço de cana-de-açúcar.
A construção e a aquisição de novas unidades de geração de energia fazem parte da estratégia do Grupo GDF SUEZ, controlador da Tractebel Energia, em intensificar os investimentos em geração de energia no Brasil. Hoje, o grupo tem participação na construção da Usina Hidrelétrica Estreito (1.087 MW), no Maranhão, na Usina Hidrelétrica Jirau (3.300 MW), localizada no rio Madeira, estado de Rondônia.
Com mais de uma década de atuação como empresa privada, a Tractebel Energia, que possui sede em Florianópolis, é uma companhia de capital aberto, com ações negociadas na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). Controlada pelo Grupo GDF SUEZ (68,7%), a Tractebel participa, desde o final de 2005, do Novo Mercado da Bovespa e do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) – indicador composto de ações emitidas por empresas que apresentam alto grau de comprometimento com sustentabilidade e responsabilidade social.
A empresa já investiu cerca de 10 bilhões de reais na ampliação de seus negócios, o que fez sua capacidade de geração de energia saltar de 3.719 MW em 1998 para 6.431 MW em 2008. Com 932 funcionários, a companhia tem como clientes concessionárias de distribuição de energia elétrica e grandes consumidores que hoje já superam 120 unidades industriais.
Em 2007 a Tractebel Energia foi a primeira geradora brasileira a obter a Certificação conjunta das normas ISO 9001/2000 e 14001/2004, para todas as usinas operadas pela empresa. Em 2008 foi avaliada como a melhor empresa de Eletricidade do Brasil, recebendo o Prêmio Fundação Getúlio Vargas de Excelência Empresarial. A empresa também conquistou o primeiro lugar entre as Melhores Companhias para os acionistas em 2008, pelo III Ranking Capital Aberto.